Quem Somos Contato
Policial - Justiça
Polícia Militar realiza pente fino nas 24 penitenciárias do Paraná
por Banda B  |  24/04/2012 às 20h14m - at. 25/04/2012 às 11h16m   |   112 visualizações

Uma operação pente-fino foi deflagrada hoje pela Polícia Militar do Paraná nos 24 estabelecimentos do sistema penitenciário paranaense. O ação foi definida na noite de segunda-feira (23), em reunião convocada pela Secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Sejus), Maria Tereza Uille Gomes, com a participação de representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, OAB-PR e Polícia Militar do Paraná.

O objetivo da reunião foi prevenir possíveis problemas, decorrentes das quatro mortes registradas no último fim de semana no Complexo Penal de Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba, que custodia mais de 5 mil presos. As mortes ocorreram em três unidades do sistema penitenciário e os autores dos homicídios já foram identificados e autuados em flagrante pelo delegado de Polícia de Piraquara, Amadeu Trevisan.

Segundo a secretária Maria Tereza, as mortes foram fruto de desentendimento entre facções rivais que têm possivelmente o tráfico de drogas como motivo do desacerto.

O Serviço de Inteligência da Seju constatou uma lista de 13 presos marcados para morrer, em decorrência dessa disputa entre facções. Os quatro mortos faziam parte da lista que só agora foi encontrada.

“Uma vez identificados os outros nove ameçados de morte, a Seju tomou todas as medidas de segurança para a proteção deles, que são condenados e se encontram em diversas unidades prisionais do Estado. Por isso, pedimos o apoio de todos os órgãos envolvidos com a questão e a realização de um pente-fino em todos os nossos estabelecimentos penais”, afirma Maria Tereza Uille Gomes.

Presente à reunião, o Comandante Geral em exercício da PM-PR, Cesar Alberto Souza, informou que a Operação, que começou nesta terça-feira, termina na sexta-feira (27/04) nas 24 unidades penitenciárias do Estado. O objetivo é eliminar possíveis celulares, armas e outros objetos, nomalmente improvisados, que possam estar em poder dos 14.560 presos custodiados nesses estabelecimentos penais.

Sindicância

Durante a reunião, Maria Tereza também informou que a SEJU, através do Departamento Penitenciário do Paraná-DEPEN, e a Secretaria de Estado da Segurança Pública-SESP estão adotando todas as medidas necessárias para reprimir a prática dos crimes e responsabilizar os envolvidos nessas mortes. Informou ainda que está em andamento uma sindicância administrativa para apurar as ocorrências do último fim de semana no Complexo de Piraquara.

por Banda B



veja também
Tentativa de fuga cinematográfica por pouco não acaba em tragédia em Cambará
Comprou cobra pelo Sedex, mas quem entregou foi a polícia
Jacarezinho: PM apreende crack na Vila Silas

"Deus lhe deu um presente de 86.400 segundos hoje. Você usou um para dizer obrigado?" ( William Arthur Ward )
Página Principal | Todas as Notícias | Galeria de Fotos | Quem Somos | Fale Conosco
    2004-2014 © TaNaCidade.com - Todos os direitos reservados